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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Chaves, Pedro Jonatas da Silva | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Luiz Botelho | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-13T12:23:57Z | - |
dc.date.available | 2020-07-13T12:23:57Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | CHAVES, Pedro Jonatas da Silva; CAVALCANTE, Maria Marina Dias. Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-65-86901-07-8 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52888 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Realize eventos | pt_BR |
dc.subject | Didática | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Epistemologia | pt_BR |
dc.title | Epistemologia e didática: reflexões sobre as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da didática diante de critérios epistemológicos cientificistas | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente texto tem como objetivo compreender as dificuldades para o estabelecimento do objeto epistêmico da Didática diante de critérios epistemológicos cientificistas. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia de pesquisa foi fundamentada no método hermenêutico-dialético, com abordagem qualitativa de natureza teórica e procedimento bibliográfico. Os resultados apontam que nessa busca pelo estatuto científico da Didática ocorrem dois erros: O primeiro consiste na identificação que os critérios epistemológicos que se propõem a julgar as ciências humanas são os mesmos que regem as ciências da natureza, fato motivado principalmente por uma atração pela objetividade científica. O segundo erro consiste em insistir na interdisciplinaridade como uma forma de superar a insegurança epistemológica. Conclui-se que a justificação da Didática, através de critérios epistemológicos cientificistas ou fundamentado em ciências duras, sempre será uma busca desnecessária e sem fim. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Capítulos de livro |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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