Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52885
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Educação e igualdade de gênero: desafios para as políticas educacionais da década de 1990
Autor(es): Menezes, Kelly Maria Gomes
Palavras-chave: Gênero;Educação;Políticas públicas
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Realize eventos
Resumo: Este trabalho tencionou analisar as políticas públicas de educação da década de 1990 na perspectiva da igualdade de gênero. Para alcançar o objetivo pretendido, foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, com o auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica e documental. As informações coletadas seguiram as etapas: levantamento dos textos (políticas, legislações, documentos etc.), classificação, categorização, interpretação e análise. A partir dos resultados, observa-se que, embora as políticas educacionais objetivem garantir o direito à educação para meninas e mulheres, não levam em conta as suas trajetórias que, histórica e culturalmente, são diferentes das dos homens e refletem muito mais situações de exclusão, privação e violação sistemática de direitos. Assim, proporcionar que mulheres e meninas sejam inseridas na escola é fundamental, mas é igualmente necessário possibilitar sua permanência e igualdade de direitos aliadas às demais políticas públicas. Estas, por sua vez, devem estar alinhadas à perspectiva de gênero, adotando desde uma linguagem inclusiva em seus textos até a ideia de igualdade entre meninas/ mulheres e meninos/ homens. Palavras-chave:
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52885
ISBN: 978-65-86901-07-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_klmenezes.pdf138,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.