Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52885
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Educação e igualdade de gênero: desafios para as políticas educacionais da década de 1990 |
Autor : | Menezes, Kelly Maria Gomes |
Palabras clave : | Gênero;Educação;Políticas públicas |
Fecha de publicación : | 2020 |
Editorial : | Realize eventos |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho tencionou analisar as políticas públicas de educação da década de 1990 na perspectiva da igualdade de gênero. Para alcançar o objetivo pretendido, foi utilizada a pesquisa de natureza qualitativa, com o auxílio das pesquisas de tipo bibliográfica e documental. As informações coletadas seguiram as etapas: levantamento dos textos (políticas, legislações, documentos etc.), classificação, categorização, interpretação e análise. A partir dos resultados, observa-se que, embora as políticas educacionais objetivem garantir o direito à educação para meninas e mulheres, não levam em conta as suas trajetórias que, histórica e culturalmente, são diferentes das dos homens e refletem muito mais situações de exclusão, privação e violação sistemática de direitos. Assim, proporcionar que mulheres e meninas sejam inseridas na escola é fundamental, mas é igualmente necessário possibilitar sua permanência e igualdade de direitos aliadas às demais políticas públicas. Estas, por sua vez, devem estar alinhadas à perspectiva de gênero, adotando desde uma linguagem inclusiva em seus textos até a ideia de igualdade entre meninas/ mulheres e meninos/ homens. Palavras-chave: |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52885 |
ISBN : | 978-65-86901-07-8 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020_capliv_klmenezes.pdf | 138,09 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.