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Tipo: Dissertação
Título : Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciados
Autor : Ventura, Wagner Maycron
Tutor: Petit, Sandra Haydée
Palabras clave : Pretagogia;Ancestralidade;Enraizamentos Afro;Produção didática Afrorreferenciada.
Fecha de publicación : 2020
Citación : VENTURA, Wagner Maycron. Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciados. 2020. 285f. Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Educação. Fortaleza - CE. 2020.
Resumen en portugués brasileño: Nesta dissertação problematizo as implicações dos meus enraizamentos afro ancestrais nas minhas práticas docentes. A partir da identificação dos meus Marcadores das Africanidades (PETIT; ALVES, 2015) traço meu percurso formativo como pessoa negra. Componho minhas “narrativas de formação” (JOSSO, 2010) orientadas nas noções de ciclos de formação vital da pessoa, de tradição viva e de cosmossensações africanas trazidas por autoras e autores africanos, afrodiaspóricos e decoloniais. Das minhas africanidades, como ponto de partida para os meus caminhos docentes, proponho o desenvolvimento de formas de encruzilhamentos (transversalização) de sentidos, sentimentos, sensações, emoções e conhecimentos em criações e produtos didáticos afrorreferenciados que favorecem: a implementação da Lei 10.639/03; a decolonialidade do currículo escolar e o fortalecimento do pertencimento afro entre professores e estudantes da Rede Municipal de Fortaleza, mais especificamente da Escola Professora Terezinha Ferreira Parente, no bairro Curió.
Abstract: In this dissertation I problematize the implications of my afro ancestral roots in my teaching practices. From the identification of my Markers of Africanities (PETIT; ALVES, 2015) I trace my formative course as a black person. I compose my "formative narratives" (JOSSO, 2010) guided by the notions of the person's vital formation cycles, living tradition and African cosmosensations brought by African, Afro-Diasporic and decolonial authors. From my Africanities, as a starting point for my teaching paths, I propose the development of ways of cross-referencing, feelings, sensations, emotions and knowledge in creations and Afro-referenced didactic products that favor: the implementation of Law 10.639 / 03; Decoloniality to the school curriculum and the strengthening of afro-affiliation among teachers and Rede Municipal de Fortaleza, more specifically the in the Curió neighborhood.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52853
Aparece en las colecciones: PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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