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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52853
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Petit, Sandra Haydée | - |
dc.contributor.author | Ventura, Wagner Maycron | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-09T17:36:47Z | - |
dc.date.available | 2020-07-09T17:36:47Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | VENTURA, Wagner Maycron. Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciados. 2020. 285f. Universidade Federal do Ceará. Programa de Pós-graduação em Educação. Fortaleza - CE. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52853 | - |
dc.description.abstract | In this dissertation I problematize the implications of my afro ancestral roots in my teaching practices. From the identification of my Markers of Africanities (PETIT; ALVES, 2015) I trace my formative course as a black person. I compose my "formative narratives" (JOSSO, 2010) guided by the notions of the person's vital formation cycles, living tradition and African cosmosensations brought by African, Afro-Diasporic and decolonial authors. From my Africanities, as a starting point for my teaching paths, I propose the development of ways of cross-referencing, feelings, sensations, emotions and knowledge in creations and Afro-referenced didactic products that favor: the implementation of Law 10.639 / 03; Decoloniality to the school curriculum and the strengthening of afro-affiliation among teachers and Rede Municipal de Fortaleza, more specifically the in the Curió neighborhood. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pretagogia | pt_BR |
dc.subject | Ancestralidade | pt_BR |
dc.subject | Enraizamentos Afro | pt_BR |
dc.subject | Produção didática Afrorreferenciada. | pt_BR |
dc.title | Dor linda: da Pretagogia ao Parangadinkra - encruzilhando cosmossensações com conhecimentos didáticos afrorreferenciados | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Nesta dissertação problematizo as implicações dos meus enraizamentos afro ancestrais nas minhas práticas docentes. A partir da identificação dos meus Marcadores das Africanidades (PETIT; ALVES, 2015) traço meu percurso formativo como pessoa negra. Componho minhas “narrativas de formação” (JOSSO, 2010) orientadas nas noções de ciclos de formação vital da pessoa, de tradição viva e de cosmossensações africanas trazidas por autoras e autores africanos, afrodiaspóricos e decoloniais. Das minhas africanidades, como ponto de partida para os meus caminhos docentes, proponho o desenvolvimento de formas de encruzilhamentos (transversalização) de sentidos, sentimentos, sensações, emoções e conhecimentos em criações e produtos didáticos afrorreferenciados que favorecem: a implementação da Lei 10.639/03; a decolonialidade do currículo escolar e o fortalecimento do pertencimento afro entre professores e estudantes da Rede Municipal de Fortaleza, mais especificamente da Escola Professora Terezinha Ferreira Parente, no bairro Curió. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2020_dis_wmventura.pdf | 6,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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