Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791
Type: Capítulo de Livro
Title: A organização do trabalho pedagógico na EJA
Authors: Silva, Maria do Socorro Lopes da
Sousa, Luana Mateus de
Martins, Elcimar Simão
Costa, Elisangela André da Silva
Keywords: EJA;Formação;Docente
Issue Date: 2020
Publisher: Realize eventos
Citation: SILVA, Maria do Socorro Lopes da; SOUSA, Luana Mateus de; MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva. A organização do trabalho pedagógico na EJA. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.
Abstract in Brazilian Portuguese: Ao longo da história da educação, prevaleceu a imagem do professor como técnico com função de transmitir conhecimentos, desconsiderando os elementos sociais, políticos, econômicos ou culturais presentes no contexto de atuação e nas identidades dos educandos. Essa racionalidade tem afetado negativamente a formação e o trabalho docente, pois não os preparam para lidar com a diversidade presente nas instituições de ensino. Buscando superar tal perspectiva, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores no Brasil orientam as universidades a estruturarem os projetos pedagógicos dos cursos considerando a diversidade presente na escola, ofertando componentes curriculares que abordem esta questão. Assim, o presente trabalho foi produzido no contexto da disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), buscando responder à seguinte indagação “Como a articulação entre os elementos teóricos e metodológicos presentes no programa da disciplina de EJA contribui para a formação dos futuros professores de Matemática?”. Para encontrar respostas, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, configurada como estudo de caso, objetivando compreender a inter-relação entre elementos teóricos e metodológicos presentes na disciplina Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Matemática da UNILAB e seus contributos para a formação docente. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, observação participante e análise documental. Os resultados apontam que articulação teórica metodológica abrangeu as dimensões política e pedagógica da EJA colaborando de modo crítico e reflexivo com a construção da identidade de futuros profissionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791
ISSN: 978-65-86901-07-8
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020_capliv_mslsilva.pdf138,09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.