Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maria do Socorro Lopes da-
dc.contributor.authorSousa, Luana Mateus de-
dc.contributor.authorMartins, Elcimar Simão-
dc.contributor.authorCosta, Elisangela André da Silva-
dc.date.accessioned2020-07-07T13:08:15Z-
dc.date.available2020-07-07T13:08:15Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro Lopes da; SOUSA, Luana Mateus de; MARTINS, Elcimar Simão; COSTA, Elisangela André da Silva. A organização do trabalho pedagógico na EJA. In: Castro, Paula Almeida de. (org.) de Avaliação: Processos e Políticas Campina Grande: Realize eventos, 2020.pt_BR
dc.identifier.issn978-65-86901-07-8-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52791-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRealize eventospt_BR
dc.subjectEJApt_BR
dc.subjectFormaçãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.titleA organização do trabalho pedagógico na EJApt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo da história da educação, prevaleceu a imagem do professor como técnico com função de transmitir conhecimentos, desconsiderando os elementos sociais, políticos, econômicos ou culturais presentes no contexto de atuação e nas identidades dos educandos. Essa racionalidade tem afetado negativamente a formação e o trabalho docente, pois não os preparam para lidar com a diversidade presente nas instituições de ensino. Buscando superar tal perspectiva, as Diretrizes Curriculares para a formação de professores no Brasil orientam as universidades a estruturarem os projetos pedagógicos dos cursos considerando a diversidade presente na escola, ofertando componentes curriculares que abordem esta questão. Assim, o presente trabalho foi produzido no contexto da disciplina Educação de Jovens e Adultos, do Curso de Licenciatura em Matemática da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), buscando responder à seguinte indagação “Como a articulação entre os elementos teóricos e metodológicos presentes no programa da disciplina de EJA contribui para a formação dos futuros professores de Matemática?”. Para encontrar respostas, foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa, configurada como estudo de caso, objetivando compreender a inter-relação entre elementos teóricos e metodológicos presentes na disciplina Educação de Jovens e Adultos do curso de Licenciatura em Matemática da UNILAB e seus contributos para a formação docente. As estratégias de aproximação com a realidade foram revisão de literatura, observação participante e análise documental. Os resultados apontam que articulação teórica metodológica abrangeu as dimensões política e pedagógica da EJA colaborando de modo crítico e reflexivo com a construção da identidade de futuros profissionais.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_capliv_mslsilva.pdf138,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.