Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52709
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Dar uma colher de chá: uma análise de expressões idiomáticas em dicionários de língua portuguesa
Título en inglés: Cut some slack: an analysis of idioms in Portuguese language dictionaries
Autor : Carvalho, Gislene Lima
Palabras clave : Lexicografia;Léxico;Expressões idiomáticas;Dicionários
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Domínios de Lingu@gem
Citación : CARVALHO, Gislene Lima. "Dar uma colher de chá": uma análise de expressões idiomáticas em dicionários de língua portuguesa. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia (MG), v. 8, n. 2, p. 164-177, jul./dez. 2014.
Resumen en portugués brasileño: As expressões idiomáticas se caracterizam por serem compostas por duas ou mais palavras e apresentarem um significado opaco, não compreensível pela soma das palavras que as compõem. Devido a estas características, o ensino/aprendizagem destes elementos linguísticos se torna difícil ou sequer é mencionado em materiais de ensino como livros didáticos e dicionários. Considerando que o dicionário serve de apoio ao aprendizado do léxico por estudantes nativos e estrangeiros, neste trabalho temos o objetivo de analisar qual o tratamento dispensado às expressões idiomáticas em dicionários de português língua materna e de língua estrangeira com base nas classificações propostas pelos dicionaristas. Este trabalho é fruto de uma pesquisa-piloto realizada no âmbito do grupo Lexicografia, Terminologia e Ensino (LETENS) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que desenvolve pesquisas sobre e nos dicionários.
Abstract: Idioms are characterized by being composed of two or more words and submit one opaque meaning, not understandable by the sum of their words. Due to these characteristics, the teaching / learning of these linguistic elements become difficult and they are scarcely mentioned in teaching materials like textbooks and dictionaries. Whereas the dictionary serves to support the learning of vocabulary by native and foreign students, in this paper we aim to analyze the treatment given to idioms in dictionaries of Portuguese native language and foreign language based on classifications proposed by lexicographers. This work is a pilot study conducted under Lexicography, Terminology and Teaching Group (LETENS) of Universidade Estadual do Ceará (UECE) that develops research in dictionaries.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52709
ISSN : 1980-5799
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_glcarvalho.pdf417,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.