Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?
Autor(es): Zientarski, Clarice
Sagrillo, Daniele Rorato
Pereira, Sueli Menezes
Palavras-chave: Formação continuada de professores;Participação dos professores;Autonomia da escola
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Perspectiva
Citação: ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Meneze. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 3, p. 1045-1072, set./dez. 2012.
Resumo: Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
ISSN: 0102-5473
2175-795X
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_smpereiraczientarski.pdf148,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.