Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
Tipo: Artigo de Periódico
Título : O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?
Autor : Zientarski, Clarice
Sagrillo, Daniele Rorato
Pereira, Sueli Menezes
Palabras clave : Formação continuada de professores;Participação dos professores;Autonomia da escola
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Perspectiva
Citación : ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Meneze. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 3, p. 1045-1072, set./dez. 2012.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
ISSN : 0102-5473
2175-795X
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_smpereiraczientarski.pdf148,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.