Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
Type: Artigo de Periódico
Title: O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade?
Authors: Zientarski, Clarice
Sagrillo, Daniele Rorato
Pereira, Sueli Menezes
Keywords: Formação continuada de professores;Participação dos professores;Autonomia da escola
Issue Date: 2012
Publisher: Perspectiva
Citation: ZIENTARSKI, Clarice; SAGRILLO, Daniele Rorato; PEREIRA, Sueli Meneze. O espaço da escola na formação continuada de professores: lócus de conquistas ou mera formalidade? Perspectiva, Florianópolis, SC, v. 30, n. 3, p. 1045-1072, set./dez. 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho objetiva desenvolver uma reflexão acerca da formação continuada de professores em serviço, tendo como campo de análise uma Escola Municipal de Santa Maria/ RS. Trata-se de um estudo de caso, realizado através de pesquisa documental, e de entrevistas com professores e equipe diretiva. As considerações indicam que o momento de formação continuada de professores da escola investigada fica secundarizado diante de questões de caráter burocrático, o que limita a autonomia da escola e o seu avanço com vistas à valorização das necessidades emanadas do coletivo. Considera-se que as contradições evidenciadas na formação continuada, como choque de diferentes elementos com interesses antagônicos, podem representar, ao mesmo tempo, aspectos limitadores que subordinam a Educação ao Sistema Capitalista de Produção, mas também impulsionadores de transformações, através da formação, do diálogo, da autonomia, da participação e da leitura crítica.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52676
ISSN: 0102-5473
2175-795X
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_smpereiraczientarski.pdf148,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.