Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52608
Type: Artigo de Evento
Title: Pensando a educação através de amplos processos históricos, dúvidas e desafios contemporâneos
Authors: Moura, Maíra Maia de
Keywords: Educação;Pedagogia;História
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: MOURA, Maíra Maia de. Pensando a educação através de amplos processos históricos, dúvidas e desafios contemporâneos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.391-399.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo trata da Educação como uma área de estudos, que envolve diferentes dimensões temporais e espaciais, protagonismos políticos e sociais, relações internacionais e construção nacional, além de recortes temáticos diversos e infinitas possibilidades de leituras. Por essa razão, começaremos esta discussão teórica com um cotejo de leituras no campo da história da pedagogia, a exemplo de Azevedo (2010), Ribeiro (1995), Nagle (2009) e Cambi (1999), para entendermos o que significa a Escola no projeto moderno de educação e sua presença na educação brasileira. Traremos algumas sugestões de discussão teórica do campo da educação, entrelaçado com a sociologia, história, psicologia, economia e epistemologia. Longe de certezas, fizemos este ensaio de escrita autoral, como espaço de formulação de perguntas e dúvidas, para compreendermos a complexidade do campo da educação em geral e da educação brasileira, em particular, sendo que nossas metas dizem respeito a alguns temas para problematização e reflexão compartilhada
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52608
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_mmmoura2.pdf148,47 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.