Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52608
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Pensando a educação através de amplos processos históricos, dúvidas e desafios contemporâneos |
Authors: | Moura, Maíra Maia de |
Keywords: | Educação;Pedagogia;História |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | MOURA, Maíra Maia de. Pensando a educação através de amplos processos históricos, dúvidas e desafios contemporâneos. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.391-399.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo trata da Educação como uma área de estudos, que envolve diferentes dimensões temporais e espaciais, protagonismos políticos e sociais, relações internacionais e construção nacional, além de recortes temáticos diversos e infinitas possibilidades de leituras. Por essa razão, começaremos esta discussão teórica com um cotejo de leituras no campo da história da pedagogia, a exemplo de Azevedo (2010), Ribeiro (1995), Nagle (2009) e Cambi (1999), para entendermos o que significa a Escola no projeto moderno de educação e sua presença na educação brasileira. Traremos algumas sugestões de discussão teórica do campo da educação, entrelaçado com a sociologia, história, psicologia, economia e epistemologia. Longe de certezas, fizemos este ensaio de escrita autoral, como espaço de formulação de perguntas e dúvidas, para compreendermos a complexidade do campo da educação em geral e da educação brasileira, em particular, sendo que nossas metas dizem respeito a alguns temas para problematização e reflexão compartilhada |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52608 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGH - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_mmmoura2.pdf | 148,47 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.