Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52576
Tipo: Artigo de Evento
Título: O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Sá, Fabiane Elpídio de
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palavras-chave: Corpo;Fisioterapia;Doença
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: SÀ, Fabiane Elpídio de; Holanda, Patrícia Helena Carvalho. O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.245-255.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: compreender as (re) significações psicossociais e educacionais do adoecimento do corpo no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará a partir das falas de alunos e docentes. Metodologia: o estudo foi do tipo qualitativo e descritivo. Foram entrevistados 16 sujeitos, oito alunos e oito docentes efetivos do curso. Resultados e discussão: o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia mesmo tendo caráter inovador, apresenta no seu currículo prescritivo um olhar dicotomizado sob esse corpo, porém desvela-se, através das falas de alunos e docentes, a emergência de um novo olhar para o sujeito adoecido. Considerações finais: ressalta-se que, na fala dos estudantes, professores existe uma preocupação efetiva em estabelecer essas questões, que são levantadas pela vivência da prática e relações entre os atores.
URI: 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52576
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_fesa.pdf159,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.