Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52576
Type: | Artigo de Evento |
Title: | O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Sá, Fabiane Elpídio de Holanda, Patrícia Helena Carvalho |
Keywords: | Corpo;Fisioterapia;Doença |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | SÀ, Fabiane Elpídio de; Holanda, Patrícia Helena Carvalho. O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.245-255.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | compreender as (re) significações psicossociais e educacionais do adoecimento do corpo no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará a partir das falas de alunos e docentes. Metodologia: o estudo foi do tipo qualitativo e descritivo. Foram entrevistados 16 sujeitos, oito alunos e oito docentes efetivos do curso. Resultados e discussão: o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia mesmo tendo caráter inovador, apresenta no seu currículo prescritivo um olhar dicotomizado sob esse corpo, porém desvela-se, através das falas de alunos e docentes, a emergência de um novo olhar para o sujeito adoecido. Considerações finais: ressalta-se que, na fala dos estudantes, professores existe uma preocupação efetiva em estabelecer essas questões, que são levantadas pela vivência da prática e relações entre os atores. |
URI: | 2237-2229 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52576 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_fesa.pdf | 159,21 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.