Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52576
Tipo: Artigo de Evento
Título : O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará
Autor : Sá, Fabiane Elpídio de
Holanda, Patrícia Helena Carvalho
Palabras clave : Corpo;Fisioterapia;Doença
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : SÀ, Fabiane Elpídio de; Holanda, Patrícia Helena Carvalho. O corpo em processo de adoecimento e suas (re) significações psicossociais no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará. In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.245-255.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumen en portugués brasileño: compreender as (re) significações psicossociais e educacionais do adoecimento do corpo no currículo de Fisioterapia da Universidade Federal do Ceará a partir das falas de alunos e docentes. Metodologia: o estudo foi do tipo qualitativo e descritivo. Foram entrevistados 16 sujeitos, oito alunos e oito docentes efetivos do curso. Resultados e discussão: o Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia mesmo tendo caráter inovador, apresenta no seu currículo prescritivo um olhar dicotomizado sob esse corpo, porém desvela-se, através das falas de alunos e docentes, a emergência de um novo olhar para o sujeito adoecido. Considerações finais: ressalta-se que, na fala dos estudantes, professores existe uma preocupação efetiva em estabelecer essas questões, que são levantadas pela vivência da prática e relações entre os atores.
URI : 2237-2229
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52576
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_fesa.pdf159,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.