Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
Tipo: Artigo de Evento
Título : Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE).
Autor : Barbosa, Eliábia de Abreu Gomes
Palabras clave : Práticas educativas;Participação social;Formação crítica
Fecha de publicación : 2016
Editorial : UFC
Citación : BARBOSA. Eliábia de Abreu Gomes. Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.235-244.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumen en portugués brasileño: O artigo socializa uma pesquisa qualitativa realizada no curso de Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Reflete acerca das possibilidades e impasses das práticas educativas vivenciadas na Associação de Moradores e Amigos do Cauassu, no município de Eusébio (CE), contribuir ou não, para a formação de sujeitos críticos. Toma como elemento norteador da análise, a proposta freireana de educação. É nítido o esforço da instituição, em realizar ações educativas com vistas à formação política dos sujeitos. Contudo, as práticas educativas não acontecem de forma isolada. Existem outros aspectos que interferem na formação dos participantes, como o autoritarismo social e as regras rígidas de instituições seculares, como a Igreja, que influenciam a almejada formação crítica dos sujeitos.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
ISSN : 2237-2229
Aparece en las colecciones: PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2016_eve_eagbarbosa.pdf166,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.