Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). |
Authors: | Barbosa, Eliábia de Abreu Gomes |
Keywords: | Práticas educativas;Participação social;Formação crítica |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | UFC |
Citation: | BARBOSA. Eliábia de Abreu Gomes. Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.235-244.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O artigo socializa uma pesquisa qualitativa realizada no curso de Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Reflete acerca das possibilidades e impasses das práticas educativas vivenciadas na Associação de Moradores e Amigos do Cauassu, no município de Eusébio (CE), contribuir ou não, para a formação de sujeitos críticos. Toma como elemento norteador da análise, a proposta freireana de educação. É nítido o esforço da instituição, em realizar ações educativas com vistas à formação política dos sujeitos. Contudo, as práticas educativas não acontecem de forma isolada. Existem outros aspectos que interferem na formação dos participantes, como o autoritarismo social e as regras rígidas de instituições seculares, como a Igreja, que influenciam a almejada formação crítica dos sujeitos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575 |
ISSN: | 2237-2229 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_eagbarbosa.pdf | 166,74 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.