Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
Type: Artigo de Evento
Title: Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE).
Authors: Barbosa, Eliábia de Abreu Gomes
Keywords: Práticas educativas;Participação social;Formação crítica
Issue Date: 2016
Publisher: UFC
Citation: BARBOSA. Eliábia de Abreu Gomes. Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.235-244.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo socializa uma pesquisa qualitativa realizada no curso de Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Reflete acerca das possibilidades e impasses das práticas educativas vivenciadas na Associação de Moradores e Amigos do Cauassu, no município de Eusébio (CE), contribuir ou não, para a formação de sujeitos críticos. Toma como elemento norteador da análise, a proposta freireana de educação. É nítido o esforço da instituição, em realizar ações educativas com vistas à formação política dos sujeitos. Contudo, as práticas educativas não acontecem de forma isolada. Existem outros aspectos que interferem na formação dos participantes, como o autoritarismo social e as regras rígidas de instituições seculares, como a Igreja, que influenciam a almejada formação crítica dos sujeitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
ISSN: 2237-2229
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_eagbarbosa.pdf166,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.