Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). |
Autor(es): | Barbosa, Eliábia de Abreu Gomes |
Palavras-chave: | Práticas educativas;Participação social;Formação crítica |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | UFC |
Citação: | BARBOSA. Eliábia de Abreu Gomes. Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.235-244.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação. |
Resumo: | O artigo socializa uma pesquisa qualitativa realizada no curso de Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Reflete acerca das possibilidades e impasses das práticas educativas vivenciadas na Associação de Moradores e Amigos do Cauassu, no município de Eusébio (CE), contribuir ou não, para a formação de sujeitos críticos. Toma como elemento norteador da análise, a proposta freireana de educação. É nítido o esforço da instituição, em realizar ações educativas com vistas à formação política dos sujeitos. Contudo, as práticas educativas não acontecem de forma isolada. Existem outros aspectos que interferem na formação dos participantes, como o autoritarismo social e as regras rígidas de instituições seculares, como a Igreja, que influenciam a almejada formação crítica dos sujeitos. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575 |
ISSN: | 2237-2229 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_eagbarbosa.pdf | 166,74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.