Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
Tipo: Artigo de Evento
Título: Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE).
Autor(es): Barbosa, Eliábia de Abreu Gomes
Palavras-chave: Práticas educativas;Participação social;Formação crítica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: UFC
Citação: BARBOSA. Eliábia de Abreu Gomes. Práticas educativas e formação crítica em espaço de participação social: conceitos, propostas e aprendizados na Amacauassu, em Eusébio (CE). In: XV CONGRESSO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DO CEARÁ, 15., 24-27. set. 2016, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2016 .p.235-244.Tema: Histórias de Corpo - Religião – Educação.
Resumo: O artigo socializa uma pesquisa qualitativa realizada no curso de Mestrado em Educação Brasileira na Universidade Federal do Ceará. Reflete acerca das possibilidades e impasses das práticas educativas vivenciadas na Associação de Moradores e Amigos do Cauassu, no município de Eusébio (CE), contribuir ou não, para a formação de sujeitos críticos. Toma como elemento norteador da análise, a proposta freireana de educação. É nítido o esforço da instituição, em realizar ações educativas com vistas à formação política dos sujeitos. Contudo, as práticas educativas não acontecem de forma isolada. Existem outros aspectos que interferem na formação dos participantes, como o autoritarismo social e as regras rígidas de instituições seculares, como a Igreja, que influenciam a almejada formação crítica dos sujeitos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52575
ISSN: 2237-2229
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_eve_eagbarbosa.pdf166,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.