Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52126
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Formação em artes: caminhos para uma Pedagogia Decolonial |
Título en inglés: | Education in arts: pathways to a decolonial pedagogy |
Autor : | Podestá, Nathan Tejada de Fernandes, Sábatha |
Palabras clave : | Colonialidade;Formação em artes;Ecologia de saberes |
Fecha de publicación : | 2019 |
Editorial : | Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes |
Citación : | PODESTÁ, Nathan Tejada de; FERNANDES, Sábatha. Formação em artes: caminhos para uma Pedagogia Decolonial. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 223-240, 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | No presente artigo, buscaremos discorrer acerca da formação em artes, observando como a colonialidade invade o currículo acadêmico nessa área de estudos. Para tanto, o artigo foi estruturado da seguinte maneira: em primeiro momento tratamos da colonialidade em relação à arte, em seguida em relação à universidade, em especial, à formação em música; em segundo momento, discutimos acerca de um projeto decolonial em relação à universidade que incorpora, dentre outras estratégias, a busca pela construção de uma ecologia de saberes; por fim, tratamos de especificidades do conhecimento artístico buscando refletir sobre a incorporação da diversidade epistêmica no campo. |
Abstract: | In the present article we intend to discuss education in arts observing how coloniality invades the academic curriculum in this area of studies. In order to accomplish that the article was structured according to the following: first we will deal with coloniality in relation to art, then in relation to university and in special the case of music education; second, we will discuss a decolonial project in relation to university that brings together, among other strategies, the search for the construction of an ecology of knowledges; at last we will deal with specificities of the artistic knowledge seeking to access possibilities of incorporating epistemic diversity in this field. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52126 |
ISSN : | 2594-5491 |
Aparece en las colecciones: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_ntpodestasfernandes.pdf | 207,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.