Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52126
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Podestá, Nathan Tejada de | - |
dc.contributor.author | Fernandes, Sábatha | - |
dc.date.accessioned | 2020-06-04T12:22:08Z | - |
dc.date.available | 2020-06-04T12:22:08Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | PODESTÁ, Nathan Tejada de; FERNANDES, Sábatha. Formação em artes: caminhos para uma Pedagogia Decolonial. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 223-240, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2594-5491 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52126 | - |
dc.description.abstract | In the present article we intend to discuss education in arts observing how coloniality invades the academic curriculum in this area of studies. In order to accomplish that the article was structured according to the following: first we will deal with coloniality in relation to art, then in relation to university and in special the case of music education; second, we will discuss a decolonial project in relation to university that brings together, among other strategies, the search for the construction of an ecology of knowledges; at last we will deal with specificities of the artistic knowledge seeking to access possibilities of incorporating epistemic diversity in this field. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Vazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.subject | Colonialidade | pt_BR |
dc.subject | Formação em artes | pt_BR |
dc.subject | Ecologia de saberes | pt_BR |
dc.title | Formação em artes: caminhos para uma Pedagogia Decolonial | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No presente artigo, buscaremos discorrer acerca da formação em artes, observando como a colonialidade invade o currículo acadêmico nessa área de estudos. Para tanto, o artigo foi estruturado da seguinte maneira: em primeiro momento tratamos da colonialidade em relação à arte, em seguida em relação à universidade, em especial, à formação em música; em segundo momento, discutimos acerca de um projeto decolonial em relação à universidade que incorpora, dentre outras estratégias, a busca pela construção de uma ecologia de saberes; por fim, tratamos de especificidades do conhecimento artístico buscando refletir sobre a incorporação da diversidade epistêmica no campo. | pt_BR |
dc.title.en | Education in arts: pathways to a decolonial pedagogy | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_ntpodestasfernandes.pdf | 207,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.