Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/52126
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPodestá, Nathan Tejada de-
dc.contributor.authorFernandes, Sábatha-
dc.date.accessioned2020-06-04T12:22:08Z-
dc.date.available2020-06-04T12:22:08Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationPODESTÁ, Nathan Tejada de; FERNANDES, Sábatha. Formação em artes: caminhos para uma Pedagogia Decolonial. Vazantes – Revista do Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 223-240, 2019.pt_BR
dc.identifier.issn2594-5491-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/52126-
dc.description.abstractIn the present article we intend to discuss education in arts observing how coloniality invades the academic curriculum in this area of studies. In order to accomplish that the article was structured according to the following: first we will deal with coloniality in relation to art, then in relation to university and in special the case of music education; second, we will discuss a decolonial project in relation to university that brings together, among other strategies, the search for the construction of an ecology of knowledges; at last we will deal with specificities of the artistic knowledge seeking to access possibilities of incorporating epistemic diversity in this field.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherVazantes – Revista do Programa de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.subjectColonialidadept_BR
dc.subjectFormação em artespt_BR
dc.subjectEcologia de saberespt_BR
dc.titleFormação em artes: caminhos para uma Pedagogia Decolonialpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente artigo, buscaremos discorrer acerca da formação em artes, observando como a colonialidade invade o currículo acadêmico nessa área de estudos. Para tanto, o artigo foi estruturado da seguinte maneira: em primeiro momento tratamos da colonialidade em relação à arte, em seguida em relação à universidade, em especial, à formação em música; em segundo momento, discutimos acerca de um projeto decolonial em relação à universidade que incorpora, dentre outras estratégias, a busca pela construção de uma ecologia de saberes; por fim, tratamos de especificidades do conhecimento artístico buscando refletir sobre a incorporação da diversidade epistêmica no campo.pt_BR
dc.title.enEducation in arts: pathways to a decolonial pedagogypt_BR
Aparece nas coleções:PPGARTES - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_art_ntpodestasfernandes.pdf207,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.