Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
Autor : Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Pereira, Letícia Queiroz
Palabras clave : Linguística Textual;Ensino de língua;Letramento;Gênero abaixo-assinado;Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Revista Letrônica
Citación : MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.
Resumen en portugués brasileño: Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
ISSN : 1984-4301
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_bormelolqpereira.pdf416,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.