Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de | - |
dc.contributor.author | Pereira, Letícia Queiroz | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-26T11:20:05Z | - |
dc.date.available | 2020-05-26T11:20:05Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1984-4301 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Letrônica | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Linguística Textual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject | Gênero abaixo-assinado | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.title | Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_bormelolqpereira.pdf | 416,65 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.