Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMelo, Bárbara Olímpia Ramos de-
dc.contributor.authorPereira, Letícia Queiroz-
dc.date.accessioned2020-05-26T11:20:05Z-
dc.date.available2020-05-26T11:20:05Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationMELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1984-4301-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Letrônicapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLinguística Textualpt_BR
dc.subjectEnsino de línguapt_BR
dc.subjectLetramentopt_BR
dc.subjectGênero abaixo-assinadopt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.titleCausas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJApt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_bormelolqpereira.pdf416,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.