Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
Type: Artigo de Periódico
Title: Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA
Authors: Melo, Bárbara Olímpia Ramos de
Pereira, Letícia Queiroz
Keywords: Linguística Textual;Ensino de língua;Letramento;Gênero abaixo-assinado;Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Issue Date: 2012
Publisher: Revista Letrônica
Citation: MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
ISSN: 1984-4301
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_bormelolqpereira.pdf416,65 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.