Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA |
Authors: | Melo, Bárbara Olímpia Ramos de Pereira, Letícia Queiroz |
Keywords: | Linguística Textual;Ensino de língua;Letramento;Gênero abaixo-assinado;Educação de Jovens e Adultos (EJA) |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | Revista Letrônica |
Citation: | MELO, Bárbara Olímpia Ramos de; PEREIRA, Letícia Queiroz. Causas e consequências: implicações do letramento para o desenvolvimento discursivo de alunos da EJA. Revista Letrônica, Porto Alegre (RS), v. 5, n. 2, p. 238 - 255, jun. 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo objetiva discutir sobre o letramento e sua relevância em relação à aplicação no contexto escolar do ensino de língua numa visão textual-discursiva, uma vez que se analisam textos em que seu contexto de produção (interlocutor, finalidade, tempo, espaço) é considerado fundamental para a prática da escrita significativa. Para tanto, serão apresentados os dados da pesquisa realizada por Pereira e Melo (2011) sobre os elementos estruturais e os articuladores discursivo-argumentativos presentes no gênero abaixo-assinado, produzido pelos alunos durante sequência didática nas aulas de língua portuguesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), de uma escola pública de ensino fundamental de Teresina-PI. O principal objetivo foi o de evidenciar a possibilidade de um ensino eficaz dos gêneros textuais da esfera do argumentar, com uma intervenção teórico-metodológica pautada em práticas de letramento investigativa e interativa promovidas pelas professoras-pesquisadoras. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/51963 |
ISSN: | 1984-4301 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012_art_bormelolqpereira.pdf | 416,65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.