Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50784
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Relato de experiência no campo de pesquisa: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacional |
Autor : | Farias, Maria Giovanna Guedes |
Palabras clave : | Ação de informação;Comunidade;Campo de pesquisa;Capacitação;Fluxos de comunicação |
Fecha de publicación : | 2018 |
Editorial : | Convergências em Ciência da Informação |
Citación : | FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Relato de experiência no campo de pesquisa: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacional. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 1, n. 1, p. 73-96, jan./abr. 2018. |
Resumen en portugués brasileño: | Trata da trajetória de atuação do pesquisador no campo de pesquisa empírica, visando mostrar como foi construída e aplicada uma ação de informação, a partir do desejo e necessidade de moradores de uma comunidade urbana, os quais desejavam uma preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é apresentar a caracterização da amostra, o olhar do pesquisador e os fluxos de comunicação delineados ao aplicar esta ação, além dos recursos didáticos utilizados. Ressalta-se que esta comunicação é um recorte dos resultados de pesquisa de uma tese de doutorado em Ciência da Informação O percurso metodológico para construção capacitação foi inspirado pela teoria de aprendizagem e de processamento de informação de Gagné (1980), e durante a aplicação utilizou-se o diário de campo para anotar todas as impressões e expressões dos moradores participantes da ação. Os resultados demonstram que em um ambiente complexo como uma comunidade é preciso respeitar e entender a cultura do outro. Conclui-se que levar instrumentos prontos a serem utilizados nesta realidade e tentar moldar os seres que a compõem, não permitiria coletar a riqueza de informações que podem ser coletadas, observar comportamentos e posturas. Além disso, é fundamental trabalhar com base em um processo de ensino-aprendizagem pautado em uma educação progressista, não autoritária, dialógica e interacionista. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50784 |
ISSN : | 2595-4768 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mggfarias.pdf | 415,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.