Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/50784
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Maria Giovanna Guedes | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T02:24:13Z | - |
dc.date.available | 2020-03-19T02:24:13Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | FARIAS, Maria Giovanna Guedes. Relato de experiência no campo de pesquisa: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacional. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 1, n. 1, p. 73-96, jan./abr. 2018. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2595-4768 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50784 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Convergências em Ciência da Informação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ação de informação | pt_BR |
dc.subject | Comunidade | pt_BR |
dc.subject | Campo de pesquisa | pt_BR |
dc.subject | Capacitação | pt_BR |
dc.subject | Fluxos de comunicação | pt_BR |
dc.title | Relato de experiência no campo de pesquisa: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacional | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Trata da trajetória de atuação do pesquisador no campo de pesquisa empírica, visando mostrar como foi construída e aplicada uma ação de informação, a partir do desejo e necessidade de moradores de uma comunidade urbana, os quais desejavam uma preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é apresentar a caracterização da amostra, o olhar do pesquisador e os fluxos de comunicação delineados ao aplicar esta ação, além dos recursos didáticos utilizados. Ressalta-se que esta comunicação é um recorte dos resultados de pesquisa de uma tese de doutorado em Ciência da Informação O percurso metodológico para construção capacitação foi inspirado pela teoria de aprendizagem e de processamento de informação de Gagné (1980), e durante a aplicação utilizou-se o diário de campo para anotar todas as impressões e expressões dos moradores participantes da ação. Os resultados demonstram que em um ambiente complexo como uma comunidade é preciso respeitar e entender a cultura do outro. Conclui-se que levar instrumentos prontos a serem utilizados nesta realidade e tentar moldar os seres que a compõem, não permitiria coletar a riqueza de informações que podem ser coletadas, observar comportamentos e posturas. Além disso, é fundamental trabalhar com base em um processo de ensino-aprendizagem pautado em uma educação progressista, não autoritária, dialógica e interacionista. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DCINF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_art_mggfarias.pdf | 415,58 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.