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dc.contributor.authorFarias, Maria Giovanna Guedes-
dc.date.accessioned2020-03-19T02:24:13Z-
dc.date.available2020-03-19T02:24:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFARIAS, Maria Giovanna Guedes. Relato de experiência no campo de pesquisa: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacional. Convergências em Ciência da Informação, São Cristovão, v. 1, n. 1, p. 73-96, jan./abr. 2018.pt_BR
dc.identifier.issn2595-4768-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/50784-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherConvergências em Ciência da Informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAção de informaçãopt_BR
dc.subjectComunidadept_BR
dc.subjectCampo de pesquisapt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectFluxos de comunicaçãopt_BR
dc.titleRelato de experiência no campo de pesquisa: análise do planejamento e aplicação de uma ação informacionalpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTrata da trajetória de atuação do pesquisador no campo de pesquisa empírica, visando mostrar como foi construída e aplicada uma ação de informação, a partir do desejo e necessidade de moradores de uma comunidade urbana, os quais desejavam uma preparação para o mercado de trabalho. O objetivo é apresentar a caracterização da amostra, o olhar do pesquisador e os fluxos de comunicação delineados ao aplicar esta ação, além dos recursos didáticos utilizados. Ressalta-se que esta comunicação é um recorte dos resultados de pesquisa de uma tese de doutorado em Ciência da Informação O percurso metodológico para construção capacitação foi inspirado pela teoria de aprendizagem e de processamento de informação de Gagné (1980), e durante a aplicação utilizou-se o diário de campo para anotar todas as impressões e expressões dos moradores participantes da ação. Os resultados demonstram que em um ambiente complexo como uma comunidade é preciso respeitar e entender a cultura do outro. Conclui-se que levar instrumentos prontos a serem utilizados nesta realidade e tentar moldar os seres que a compõem, não permitiria coletar a riqueza de informações que podem ser coletadas, observar comportamentos e posturas. Além disso, é fundamental trabalhar com base em um processo de ensino-aprendizagem pautado em uma educação progressista, não autoritária, dialógica e interacionista.pt_BR
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