Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49508
Tipo: | Resumo |
Título : | Sequencia Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações |
Autor : | Melo, Virlane Nogueira Borges Neto, Herminio |
Palabras clave : | Análise de erros;Sequência FEDATHI;Ensino de frações |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MELO, Virlane Nogueira; BORGES NETO, Herminio. Sequencia Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | Este trabalho propõe-se analisar a aplicabilidade da Sequência Fedathi no ensino de frações, assim como utilizar a metodologia de Análise de Erros para verificação e problematização dos possíveis equívocos que os aprendizes do conteúdo sobre frações venham a cometer. Esta dissertação contará com um levantamento de dados que será apurado mediante aplicação de exercícios para alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sob à proposta da Sequência Fedathi. Esta metodologia, criada pelo Prof. Dr. da Universidade Federal do Ceará, Hermínio Borges Neto, visa a postura do professor como mediador do processo de ensinoaprendizado no que concerne ao ensino de Matemática, desmistificando a ideia que este saber é considerado algo bastante complexo e de difícil assimilação. Para a aplicabilidade da Sequência Fedathi, foi eleito o conteúdo de frações para que se comprove a eficiência da metodologia criada como suporte para o diálogo entre professor e aluno, a fim que a apreensão dos conteúdos matemáticos resulte em algo fácil e prazeroso. Portanto, foi necessário um breve panorama do ensino de matemática de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como uma explanação sobre o ensino de fração à luz de estudiosos como Porto (1967) e dos próprios PCN’s. No que concerne a Análise de Erros, as elucidações de Cury (2015) foram essenciais para explicar as principais causas que levam os educandos ao erro. Por fim, é abordado o conceito de Sequência Fedathi baseando-se nos próprios textos teóricos do professor Hermínio Borges Neto, no intuito de esclarecer a proposta metodológica que visa auxiliar o professor no ensino matemático, tendo, como consequência, o bom rendimento dos alunos acerca dos ensinamentos sobre frações. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49508 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vnmelo.pdf | 49,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.