Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/49508
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Virlane Nogueira | - |
dc.contributor.author | Borges Neto, Herminio | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T12:44:35Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T12:44:35Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MELO, Virlane Nogueira; BORGES NETO, Herminio. Sequencia Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/49508 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Sequência FEDATHI | pt_BR |
dc.subject | Ensino de frações | pt_BR |
dc.title | Sequencia Fedathi e análise de erros aplicados ao ensino de frações | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho propõe-se analisar a aplicabilidade da Sequência Fedathi no ensino de frações, assim como utilizar a metodologia de Análise de Erros para verificação e problematização dos possíveis equívocos que os aprendizes do conteúdo sobre frações venham a cometer. Esta dissertação contará com um levantamento de dados que será apurado mediante aplicação de exercícios para alunos do oitavo ano do ensino fundamental, sob à proposta da Sequência Fedathi. Esta metodologia, criada pelo Prof. Dr. da Universidade Federal do Ceará, Hermínio Borges Neto, visa a postura do professor como mediador do processo de ensinoaprendizado no que concerne ao ensino de Matemática, desmistificando a ideia que este saber é considerado algo bastante complexo e de difícil assimilação. Para a aplicabilidade da Sequência Fedathi, foi eleito o conteúdo de frações para que se comprove a eficiência da metodologia criada como suporte para o diálogo entre professor e aluno, a fim que a apreensão dos conteúdos matemáticos resulte em algo fácil e prazeroso. Portanto, foi necessário um breve panorama do ensino de matemática de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como uma explanação sobre o ensino de fração à luz de estudiosos como Porto (1967) e dos próprios PCN’s. No que concerne a Análise de Erros, as elucidações de Cury (2015) foram essenciais para explicar as principais causas que levam os educandos ao erro. Por fim, é abordado o conceito de Sequência Fedathi baseando-se nos próprios textos teóricos do professor Hermínio Borges Neto, no intuito de esclarecer a proposta metodológica que visa auxiliar o professor no ensino matemático, tendo, como consequência, o bom rendimento dos alunos acerca dos ensinamentos sobre frações. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_vnmelo.pdf | 49,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.