Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48804
Type: | Resumo |
Title: | As tecnologias digitais, a sequência fedathi, a educação estatística para a deficiência visual: uma interface educativa |
Authors: | Silva, Miguel Angelo da Santos, Maria José Costa dos Brandão, Jorge Carvalho |
Keywords: | Educação estatística;Sequência fedathi;Deficiência visual |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal do Ceará |
Citation: | SILVA, Miguel Angelo da; SANTOS, Maria José Costa dos; BRANDÃO, Jorge Carvalho. As tecnologias digitais, a sequência fedathi, a educação estatística para a deficiência visual: uma interface educativa. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, 9). |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os processos de ensino e de aprendizagem remetem-nos as curiosidades didáticas quando estabelecemos laços entre discentes e docentes, especialmente, os que têm deficiência visual. Nisso, o uso de diferentes estratégias educacionais que priorizam alunos como um ser humano capaz de falar, saber ouvir, opinar e argumentar sobre o conteúdo explanado em sala de aula. Nesse sentido, objetivamos apresentar uma pesquisa que acerca da metodologia de ensino, denominada de Sequência Fedathi (SF), para os alunos com deficiência visual no 8º. ano do Ensino Fundamental em Educação Estatística (tabelas e gráficos) e Tecnologias Digitais, de modo a gerar prognósticos educacionais que permitam a geração de informações sobre assunto abordado. A abordagem metodológica da pesquisa será de natureza qualitativa e quantitativa, exploratória e descritiva, delineada como estudo de caso e campo, sujeitos da investigação dos conteúdos. Assim, pretendemos como resultado minimizar algumas lacunas de ensino e aprendizagem estatístico e deficiente visual, fazendo com que este projeto possa ampliar a discussão sobre assuntos, criar grupos de estudos e pesquisas, trocar experiências e encontrar alternativas metodológicas na Educação Estatística e Tecnologias Digitais para a educação inclusiva. Consequentemente, consideramos que essa pesquisa se apresenta relevante, tendo em vista que as temáticas abordadas são significativas a toda a comunidade acadêmica. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48804 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_masilva.pdf | 49,3 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.