Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48579
Tipo: TCC
Título : A música como ferramenta de ensino e aprendizagem em química
Título en inglés: Music as a chemistry teaching and learning tool
Autor : Paiva, Ana Kelly Ruivo
Tutor: Romero, Francisco Belmino
Palabras clave : Música;Ferramenta de ensino;Aprendizagem.
Fecha de publicación : 2015
Citación : PAIVA, Ana Kelly Ruivo. A música como ferramenta de ensino e aprendizagem em química. 2015. 40 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015
Resumen en portugués brasileño: Os desafios enfrentados pelos professores do ensino médio só têm aumentado no decorrer da era tecnológica. A falta de interesse dos alunos pelo estudo da Química pode ser um reflexo de aulas sem encanto e sem alegria de docentes desmotivados, devido à desvalorização, ao pouco investimento e a ausência de reconhecimento. Sabendo-se do uso contínuo de celulares e aparelhos portáteis que executam música e a grande aproximação dos alunos com esta arte esse trabalho teve por objetivo tornar o estudo da Química mais atrativo e motivador, utilizando a música como ferramenta de ensino e aprendizagem, avaliando a sua importância e a sua influência como auxiliadora na assimilação e firmação do conteúdo de ligações químicas e não apenas como uma forma de memorizar o conceito. Foi-se explicado o que seria o trabalho e a sua relevância, em seguida foram ministradas duas aulas expositivas, apresentada uma paródia sobre o presente conteúdo, aplicado um questionário para fins de coleta de dados e explicado o que seria exigido das alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Júlia Alves Pessoa.
Abstract: The challenges faced by high school teachers only have increased during the technological age. Lack of student interest by chemistry study may be a reflection of lessons without charm and without joy of unmotivated teachers, due to the devaluation, the little investment and a lack of recognition. Knowing the continued use of cell phones and mobile devices that run music and a great approach with her students this study aimed to make the study more attractive and motivating chemistry, using music as a teaching tool and learning, assessing their importance and its influence as a helper in the assimilation and affirmation of the chemical bonds content and not just as a way to remember the concept. Gone is explained what would work and its relevance then were given two lectures, presented a parody on the present content, a questionnaire for data collection purposes and explained what would be required of the students of the State School of primary and secondary Dona Julia Alves Pessoa.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48579
Aparece en las colecciones: QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_tcc_akrpaiva.pdf775,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.