Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48579
Type: | TCC |
Title: | A música como ferramenta de ensino e aprendizagem em química |
Title in English: | Music as a chemistry teaching and learning tool |
Authors: | Paiva, Ana Kelly Ruivo |
Advisor: | Romero, Francisco Belmino |
Keywords: | Música;Ferramenta de ensino;Aprendizagem. |
Issue Date: | 2015 |
Citation: | PAIVA, Ana Kelly Ruivo. A música como ferramenta de ensino e aprendizagem em química. 2015. 40 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015 |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Os desafios enfrentados pelos professores do ensino médio só têm aumentado no decorrer da era tecnológica. A falta de interesse dos alunos pelo estudo da Química pode ser um reflexo de aulas sem encanto e sem alegria de docentes desmotivados, devido à desvalorização, ao pouco investimento e a ausência de reconhecimento. Sabendo-se do uso contínuo de celulares e aparelhos portáteis que executam música e a grande aproximação dos alunos com esta arte esse trabalho teve por objetivo tornar o estudo da Química mais atrativo e motivador, utilizando a música como ferramenta de ensino e aprendizagem, avaliando a sua importância e a sua influência como auxiliadora na assimilação e firmação do conteúdo de ligações químicas e não apenas como uma forma de memorizar o conceito. Foi-se explicado o que seria o trabalho e a sua relevância, em seguida foram ministradas duas aulas expositivas, apresentada uma paródia sobre o presente conteúdo, aplicado um questionário para fins de coleta de dados e explicado o que seria exigido das alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Júlia Alves Pessoa. |
Abstract: | The challenges faced by high school teachers only have increased during the technological age. Lack of student interest by chemistry study may be a reflection of lessons without charm and without joy of unmotivated teachers, due to the devaluation, the little investment and a lack of recognition. Knowing the continued use of cell phones and mobile devices that run music and a great approach with her students this study aimed to make the study more attractive and motivating chemistry, using music as a teaching tool and learning, assessing their importance and its influence as a helper in the assimilation and affirmation of the chemical bonds content and not just as a way to remember the concept. Gone is explained what would work and its relevance then were given two lectures, presented a parody on the present content, a questionnaire for data collection purposes and explained what would be required of the students of the State School of primary and secondary Dona Julia Alves Pessoa. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48579 |
Appears in Collections: | QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_tcc_akrpaiva.pdf | 775,4 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.