Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48579
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRomero, Francisco Belmino-
dc.contributor.authorPaiva, Ana Kelly Ruivo-
dc.date.accessioned2019-12-16T13:45:37Z-
dc.date.available2019-12-16T13:45:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationPAIVA, Ana Kelly Ruivo. A música como ferramenta de ensino e aprendizagem em química. 2015. 40 f. TCC (Licenciatura em Química)-Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2015pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48579-
dc.description.abstractThe challenges faced by high school teachers only have increased during the technological age. Lack of student interest by chemistry study may be a reflection of lessons without charm and without joy of unmotivated teachers, due to the devaluation, the little investment and a lack of recognition. Knowing the continued use of cell phones and mobile devices that run music and a great approach with her students this study aimed to make the study more attractive and motivating chemistry, using music as a teaching tool and learning, assessing their importance and its influence as a helper in the assimilation and affirmation of the chemical bonds content and not just as a way to remember the concept. Gone is explained what would work and its relevance then were given two lectures, presented a parody on the present content, a questionnaire for data collection purposes and explained what would be required of the students of the State School of primary and secondary Dona Julia Alves Pessoa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectFerramenta de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem.pt_BR
dc.titleA música como ferramenta de ensino e aprendizagem em químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrOs desafios enfrentados pelos professores do ensino médio só têm aumentado no decorrer da era tecnológica. A falta de interesse dos alunos pelo estudo da Química pode ser um reflexo de aulas sem encanto e sem alegria de docentes desmotivados, devido à desvalorização, ao pouco investimento e a ausência de reconhecimento. Sabendo-se do uso contínuo de celulares e aparelhos portáteis que executam música e a grande aproximação dos alunos com esta arte esse trabalho teve por objetivo tornar o estudo da Química mais atrativo e motivador, utilizando a música como ferramenta de ensino e aprendizagem, avaliando a sua importância e a sua influência como auxiliadora na assimilação e firmação do conteúdo de ligações químicas e não apenas como uma forma de memorizar o conceito. Foi-se explicado o que seria o trabalho e a sua relevância, em seguida foram ministradas duas aulas expositivas, apresentada uma paródia sobre o presente conteúdo, aplicado um questionário para fins de coleta de dados e explicado o que seria exigido das alunas da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dona Júlia Alves Pessoa.pt_BR
dc.title.enMusic as a chemistry teaching and learning toolpt_BR
Aparece nas coleções:QUÍMICA-LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_tcc_akrpaiva.pdf775,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.