Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48562
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Cultura de paz e educação inclusiva: articulando saberes
Autor : Viegas, Ana Patrícia da Silva Mendes Paton
Alves, Roberlúcia Rodrigues
Palabras clave : Educação Infantil;Cultura de Paz;Inclusão Educacional
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Edições UFC
Citación : VIEGAS, Ana Patrícia da Silva Mendes Paton; ALVES, Roberlúcia Rodrigues. Cultura de paz e educação inclusiva: articulando saberes. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 129-140.
Resumen en portugués brasileño: O presente trabalho trata do projeto desenvolvido na Escola Municipal Alvorada, localizada no município de Fortaleza. O foco do estudo foi a sala de Infantil V, com uma criança autista de cinco anos e o seu grupo, e foi desenvolvido de agosto de 2012 a janeiro de 2013, totalizando sete encontros, com temáticas diferentes. O projeto visou contribuir para que a criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) se beneficiasse do convívio social com seus pares, e se desenvolvesse cognitivamente, cultural e socialmente, mediado pelo resgate e pela valorização do fazer cultural intersubjetivamente partilhado. O trabalho consistiu na proposição de atividades que priorizaram o lúdico, o afetivo, a vivência artística (interdisciplinar e transdisciplinar entre os diversos saberes) e as construções sociais partilhadas culturalmente. A utilização desses procedimentos teve por finalidade possibilitar que a criança autista atribuísse sentido ao mundo social, aproximando-a (juntamente com sua família), do seu grupo de trabalho e dos pais dos alunos desse grupo. Além da proposição de atividades na sala de aula comum e na comunidade (através de visitas e entrevistas com moradores do bairro), foram realizados encontros quinzenais com os alunos do Infantil V e com os professores da sala de atendimento educacional especializado e da sala de aula comum, com a finalidade de realizar trocas de experiências, construção compartilhada do conhecimento, respeito às diferenças, fortalecimento da autoestima, e estímulo da convivialidade.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48562
ISBN : 978-85-7282-602-0
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_capliv_apsmpviegasrralves.pdf6,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.