Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48562
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | Cultura de paz e educação inclusiva: articulando saberes |
Autor : | Viegas, Ana Patrícia da Silva Mendes Paton Alves, Roberlúcia Rodrigues |
Palabras clave : | Educação Infantil;Cultura de Paz;Inclusão Educacional |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Edições UFC |
Citación : | VIEGAS, Ana Patrícia da Silva Mendes Paton; ALVES, Roberlúcia Rodrigues. Cultura de paz e educação inclusiva: articulando saberes. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 129-140. |
Resumen en portugués brasileño: | O presente trabalho trata do projeto desenvolvido na Escola Municipal Alvorada, localizada no município de Fortaleza. O foco do estudo foi a sala de Infantil V, com uma criança autista de cinco anos e o seu grupo, e foi desenvolvido de agosto de 2012 a janeiro de 2013, totalizando sete encontros, com temáticas diferentes. O projeto visou contribuir para que a criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) se beneficiasse do convívio social com seus pares, e se desenvolvesse cognitivamente, cultural e socialmente, mediado pelo resgate e pela valorização do fazer cultural intersubjetivamente partilhado. O trabalho consistiu na proposição de atividades que priorizaram o lúdico, o afetivo, a vivência artística (interdisciplinar e transdisciplinar entre os diversos saberes) e as construções sociais partilhadas culturalmente. A utilização desses procedimentos teve por finalidade possibilitar que a criança autista atribuísse sentido ao mundo social, aproximando-a (juntamente com sua família), do seu grupo de trabalho e dos pais dos alunos desse grupo. Além da proposição de atividades na sala de aula comum e na comunidade (através de visitas e entrevistas com moradores do bairro), foram realizados encontros quinzenais com os alunos do Infantil V e com os professores da sala de atendimento educacional especializado e da sala de aula comum, com a finalidade de realizar trocas de experiências, construção compartilhada do conhecimento, respeito às diferenças, fortalecimento da autoestima, e estímulo da convivialidade.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48562 |
ISBN : | 978-85-7282-602-0 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_apsmpviegasrralves.pdf | 6,63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.