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dc.contributor.authorViegas, Ana Patrícia da Silva Mendes Paton-
dc.contributor.authorAlves, Roberlúcia Rodrigues-
dc.date.accessioned2019-12-16T12:57:20Z-
dc.date.available2019-12-16T12:57:20Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationVIEGAS, Ana Patrícia da Silva Mendes Paton; ALVES, Roberlúcia Rodrigues. Cultura de paz e educação inclusiva: articulando saberes. In: MATOS, Kelma Socorro Alves Lopes de (Org.). Cultura de paz, ética e espiritualidade IV. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2014. p. 129-140.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-602-0-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48562-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectCultura de Pazpt_BR
dc.subjectInclusão Educacionalpt_BR
dc.titleCultura de paz e educação inclusiva: articulando saberespt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho trata do projeto desenvolvido na Escola Municipal Alvorada, localizada no município de Fortaleza. O foco do estudo foi a sala de Infantil V, com uma criança autista de cinco anos e o seu grupo, e foi desenvolvido de agosto de 2012 a janeiro de 2013, totalizando sete encontros, com temáticas diferentes. O projeto visou contribuir para que a criança com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) se beneficiasse do convívio social com seus pares, e se desenvolvesse cognitivamente, cultural e socialmente, mediado pelo resgate e pela valorização do fazer cultural intersubjetivamente partilhado. O trabalho consistiu na proposição de atividades que priorizaram o lúdico, o afetivo, a vivência artística (interdisciplinar e transdisciplinar entre os diversos saberes) e as construções sociais partilhadas culturalmente. A utilização desses procedimentos teve por finalidade possibilitar que a criança autista atribuísse sentido ao mundo social, aproximando-a (juntamente com sua família), do seu grupo de trabalho e dos pais dos alunos desse grupo. Além da proposição de atividades na sala de aula comum e na comunidade (através de visitas e entrevistas com moradores do bairro), foram realizados encontros quinzenais com os alunos do Infantil V e com os professores da sala de atendimento educacional especializado e da sala de aula comum, com a finalidade de realizar trocas de experiências, construção compartilhada do conhecimento, respeito às diferenças, fortalecimento da autoestima, e estímulo da convivialidade.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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