Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48528
Type: TCC
Title: Contribuições do espaço de ensino não-formal ao aprendizado de Física
Authors: Barbosa, Amauri da Silva
Advisor: Araújo, Júlio César Brasil de
Keywords: Educação formal;Espaço de ensino não-formal;Ciência
Issue Date: 2019
Citation: BARBOSA, A. S. Contribuições do espaço de ensino não-formal ao aprendizado de Física. 2019. 49 f. Monografia (Licenciatura em Física) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Abstract in Brazilian Portuguese: Ser professor é uma tarefa desafiadora exige muita dedicação e preparo, na disciplina da física existe um obstáculo, os sentem dificuldades de enxergar suas aplicações para a sociedade, portanto é um desafio ao professor oferecer uma releitura que seja interessante para o aluno. Além disso, há também, outros veículos de informação, redes sociais, websites de reprodução de vídeos que rivalizam com o professor e a sala de aula, porém o método de ensino formal sobrevive até o momento, visto que nenhum outro método de ensino se mostrou tão eficaz, existe ainda, a necessidade de chamar a atenção dos alunos para o conteúdo exposto em sala, sem esquecer das aplicações, e os motivos que o dão relevância. Nesse contexto, para a divulgação científica, surgem os espaços de ensino não formais, que realizam atividades que podem ser vinculados ao curriculum escolar, mas que foram ou serão vistas pelos participantes da exposição ao longo de sua vida escolar, através de experimentos e modelos didáticos pretendemos mostrar, de forma significativa as disciplinas relacionadas as Ciências da Natureza, visando despertar o interesse dos envolvidos pelo aprendizado. Declinando nosso foco sobre a Física, pretendemos ainda, com esse trabalho, descobrir se a Sala de Ciências como espeço de ensino não formal funciona como complementar à sala de aula, portanto é necessário enunciar quais características definem esse tipo de espaço, além de entender como esses espaços se diferenciam da sala de aula convencional. Mostrar a importância da divulgação científica e o acesso a ciências pelos cidadãos de também é um dos nossos objetivos.
Abstract: Being a teacher is a challenging task requires a lot of dedication and preparation, in the discipline of physics there is an obstacle, they find it difficult to see its applications to society, so it is a challenge for the teacher to offer a rereading that is interesting for the student. In addition, there are also other information vehicles, social networks, video-playing websites that rival the teacher and the classroom, but the formal teaching method survives so far, as no other teaching method has proven to be So effective, there is still the need to draw students' attention to the content exposed in class, without forgetting the applications, and the reasons that give it relevance. In this context, for scientific dissemination, non-formal teaching spaces emerge, which perform activities that may be linked to the school curriculum, but which were or will be seen by the participants of the exhibition throughout their school life, through experiments and didactic models. We intend to show, in a significant way, the disciplines related to the Natural Sciences, aiming to arouse the interest of those involved in learning. Declining our focus on physics, we also intend, with this work, to find out if the Science Room as a non-formal teaching space works as a complement to the classroom, so it is necessary to state which characteristics define this type of space, as well as to understand how These spaces differ from the conventional classroom. Showing the importance of science communication and citizens' access to science is also one of our goals.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48528
Appears in Collections:FÍSICA - LICENCIATURA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
219_tcc_asbarbosa.pdf679,39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.