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Tipo: Resumo
Título: Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Brito, Antonia Jessica Araujo
Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de
Palavras-chave: psicologia;ensino superior;assistência estudantil
Data do documento: 2016
Citação: BRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1)
Resumo: A Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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