Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Antonia Jessica Araujo | - |
dc.contributor.author | Sousa, Lindemberg AndrÉ Saldanha de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-04T15:00:39Z | - |
dc.date.available | 2019-12-04T15:00:39Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BRITO, Antonia Jessica Araujo; SOUSA, Lindemberg AndrÉ Saldanha de. Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Iniciação Acadêmica, 1) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/48121 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | psicologia | pt_BR |
dc.subject | ensino superior | pt_BR |
dc.subject | assistência estudantil | pt_BR |
dc.title | Experiência de atuação da psicologia no ensino superior: assistência estudantil e o trabalho na seção de atenção psicossocial na Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A Seção de Atenção Psicossocial (SAP) compõe a Divisão de Atenção ao Estudante (DAE) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), ligada a Coordenadoria de Assistência Estudantil (CASE) e desenvolve atividades que visam a favorecer a integração, a permanência e a conclusão do curso de graduação dos estudantes da Universidade Federal do Ceará (UFC). Sua atuação ocorre a partir de ações como: o Programa de Iniciação Artística (INICIART), o acolhimento das demandas psicológicas e psicopedagógicas dos discentes, a realização de oficinas e rodas de conversa sobre temáticas relevantes no ambiente universitário e a acolhida dos estudantes do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G). Este trabalho expõe e reflete sobre a minha experiência como bolsista e estudante de Psicologia a partir das atividades que desenvolvi na SAP. Objetivo descrever as atividades desenvolvidas pela Seção e sua interação com as demais unidades que compõem a DAE, falar sobre a contribuição deste trabalho para minha formação e refletir sobre a atuação da Psicologia na Assistência Estudantil e na UFC. A metodologia utilizada foi o estudo e a análise de documentos relativos à Assistência Estudantil, a reflexão compartilhada com os Técnicos da SAP sobre a dinâmica institucional da DAE e a apreciação das atividades das quais participei, sejam elas: co-facilitação de grupos, acolhimento aos estudantes, planejamento e execução de oficinas e atividades de apoio administrativo. Percebo como contribuição para a minha formação o aprendizado sobre planejamento e facilitação de atividades grupais, sobre escuta ativa e sobre a dinâmica de uma instituição pública de Ensino Superior. Compreendo, com base na minha atuação, que as políticas de Assistência Estudantil têm privilegiado o apoio financeiro embora a demanda recebida pela DAE seja multi-determinada. Quanto à atuação da Psicologia, há uma predominância do formato de atendimento clínico individualizado e um debate sobre novos modelos de atenção. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EIA - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_ajabrito.pdf | 49,53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.