Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47997
Type: Capítulo de Livro
Title: Da deficiência à diferença: caminhos que marcam a educação de pessoas surdas
Authors: Souza, Margarida Maria Pimentel de
Keywords: Educação;Surdos - Educação;Análise histórica;Surdos
Issue Date: 2016
Publisher: Editora CRV
Citation: SOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Da deficiência à diferença: caminhos que marcam a educação de pessoas surdas. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre(orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p.177-189.
Abstract in Brazilian Portuguese: Na Antigüidade, período da divinização do "verbo", o sujeito surdo era conhecido como "surdo-mudo", considerado como um ser incapaz de adquirir conhecimentos ou herdar propriedades, casar, trabalhar, etc. Acreditava- se que tal "surdo-mudez" era algo a ser curado através da fé religiosa. (...) Nessecontexto, foram surgindo ascontribuições das ciências sociais que trouxeram para as discussões, o entendimento dessas pessoas como sendo uma comunidade minoritária, detentora de uma língua e cultura próprias. Nessanova concepção são evidenciadas as"características diversas" do ser humano em contato com grupos sociais, destacando-se a "riqueza de diferenças" (LEITÃO, 2003, p. 84) individuais, sociais e culturais. Assim, novos olhares à pessoasurda e asàsformas instrucionais d~ educação a ela di rigidas abri ram portas para estudos que encaram o suj.eito surdo como "diferente". Skliar (1998, p. 11) reforça tais concepções, afirmando que a surdez "constitui uma diferença a ser politicamente reconhecida". Em outra obra, o autor reforça que entende essa"diferença", não como um espaço retórico, mas "como uma construção histórica e social, efeito de conflitos sociais, ancora em práticas de significação e de representaçõescompartilhadas entre ossurdos"(SKLlAR, 2001, p. 13). (...)
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47997
ISBN: 85-7282-194-5
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_capliv_mmpsouza.pdf8,46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.