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dc.contributor.authorSouza, Margarida Maria Pimentel de-
dc.date.accessioned2019-11-27T19:45:54Z-
dc.date.available2019-11-27T19:45:54Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSOUZA, Margarida Maria Pimentel de. Da deficiência à diferença: caminhos que marcam a educação de pessoas surdas. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre(orgs.). Entre tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2006. p.177-189.pt_BR
dc.identifier.isbn85-7282-194-5-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47997-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora CRVpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSurdos - Educaçãopt_BR
dc.subjectAnálise históricapt_BR
dc.subjectSurdospt_BR
dc.titleDa deficiência à diferença: caminhos que marcam a educação de pessoas surdaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa Antigüidade, período da divinização do "verbo", o sujeito surdo era conhecido como "surdo-mudo", considerado como um ser incapaz de adquirir conhecimentos ou herdar propriedades, casar, trabalhar, etc. Acreditava- se que tal "surdo-mudez" era algo a ser curado através da fé religiosa. (...) Nessecontexto, foram surgindo ascontribuições das ciências sociais que trouxeram para as discussões, o entendimento dessas pessoas como sendo uma comunidade minoritária, detentora de uma língua e cultura próprias. Nessanova concepção são evidenciadas as"características diversas" do ser humano em contato com grupos sociais, destacando-se a "riqueza de diferenças" (LEITÃO, 2003, p. 84) individuais, sociais e culturais. Assim, novos olhares à pessoasurda e asàsformas instrucionais d~ educação a ela di rigidas abri ram portas para estudos que encaram o suj.eito surdo como "diferente". Skliar (1998, p. 11) reforça tais concepções, afirmando que a surdez "constitui uma diferença a ser politicamente reconhecida". Em outra obra, o autor reforça que entende essa"diferença", não como um espaço retórico, mas "como uma construção histórica e social, efeito de conflitos sociais, ancora em práticas de significação e de representaçõescompartilhadas entre ossurdos"(SKLlAR, 2001, p. 13). (...)pt_BR
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