Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47881
Tipo: | Resumo |
Título : | O discurso docente diante da problemática da sexualidade na escola |
Autor : | Medeiros, Jarles Lopes de Jucá, Gisafran Nazareno Mota |
Palabras clave : | Sexualidade;Discurso docente;Relações de gênero |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Universidade Federal do Ceará |
Citación : | MEDEIROS, Jarles Lopes de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. O discurso docente diante da problemática da sexualidade na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). |
Resumen en portugués brasileño: | As questões referentes à sexualidade vêm sendo abordada ao longo do tempo de diferentes formas. Às vezes, tais questões são explícitas, enquanto outras o debate se realiza de forma velada. De acordo com Foucault (2011), historicamente a sexualidade está relacionada ao discurso dos sujeitos em diferentes momentos, com propósitos distintos, sempre permeada pela questão do poder. Abordar o tema na escola pressupões uma discussão transdisciplinar, onde professores e alunos são vistos como sujeitos sexuais dotados de subjetividade. Dessa forma, pesquisar temas relacionados à sexualidade e às discussões de gênero requer uma abordagem à sexualidade humana em sua dimensão mais ampla, essa concebida como fonte de prazer e constituinte das identidades. As sociedades ocidentais apresentam um modelo de gênero onde as representações do masculino e do feminino se encontram presas numa espécie de camisa de força, à qual compele os sujeitos a permanecerem dentro do padrão heterossexual, com características físicas, comportamentais e psicológicas ancoradas na imagem do homem e da mulher ideais. Qualquer tentativa de transpor essas fronteiras acarreta inúmeros prejuízos à vida social do sujeito, que acaba marginalizado por apresentar comportamentos tidos como fora do padrão. Essa concepção binária de gênero está disseminada e consolidada há séculos, sendo possível visualizar suas manifestações em diversos setores e instituições sociais. Dessa forma, qualquer assunto ou acontecimento que ocorra na sociedade diz respeito à educação, neste trabalho nos delimitaremos à educação escolar. Um dos objetivos deste estudo é suscitar reflexões a respeito de como a escola apresenta um reforço aos estereótipos de gênero, perpetuando condutas e práticas violentas em relação às mulheres, aos homens e às diversidades sexuais partindo do discurso docente. Trata-se de um recorte da pesquisa para dissertação do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47881 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jlmedeiros.pdf | 49,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.