Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47881
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Jarles Lopes de | - |
dc.contributor.author | Jucá, Gisafran Nazareno Mota | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:33:08Z | - |
dc.date.available | 2019-11-21T18:33:08Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Jarles Lopes de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. O discurso docente diante da problemática da sexualidade na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9). | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47881 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal do Ceará | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Sexualidade | pt_BR |
dc.subject | Discurso docente | pt_BR |
dc.subject | Relações de gênero | pt_BR |
dc.title | O discurso docente diante da problemática da sexualidade na escola | pt_BR |
dc.type | Resumo | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | As questões referentes à sexualidade vêm sendo abordada ao longo do tempo de diferentes formas. Às vezes, tais questões são explícitas, enquanto outras o debate se realiza de forma velada. De acordo com Foucault (2011), historicamente a sexualidade está relacionada ao discurso dos sujeitos em diferentes momentos, com propósitos distintos, sempre permeada pela questão do poder. Abordar o tema na escola pressupões uma discussão transdisciplinar, onde professores e alunos são vistos como sujeitos sexuais dotados de subjetividade. Dessa forma, pesquisar temas relacionados à sexualidade e às discussões de gênero requer uma abordagem à sexualidade humana em sua dimensão mais ampla, essa concebida como fonte de prazer e constituinte das identidades. As sociedades ocidentais apresentam um modelo de gênero onde as representações do masculino e do feminino se encontram presas numa espécie de camisa de força, à qual compele os sujeitos a permanecerem dentro do padrão heterossexual, com características físicas, comportamentais e psicológicas ancoradas na imagem do homem e da mulher ideais. Qualquer tentativa de transpor essas fronteiras acarreta inúmeros prejuízos à vida social do sujeito, que acaba marginalizado por apresentar comportamentos tidos como fora do padrão. Essa concepção binária de gênero está disseminada e consolidada há séculos, sendo possível visualizar suas manifestações em diversos setores e instituições sociais. Dessa forma, qualquer assunto ou acontecimento que ocorra na sociedade diz respeito à educação, neste trabalho nos delimitaremos à educação escolar. Um dos objetivos deste estudo é suscitar reflexões a respeito de como a escola apresenta um reforço aos estereótipos de gênero, perpetuando condutas e práticas violentas em relação às mulheres, aos homens e às diversidades sexuais partindo do discurso docente. Trata-se de um recorte da pesquisa para dissertação do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPPG - Resumo de trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_resumo_eve_jlmedeiros.pdf | 49,19 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.