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dc.contributor.authorMedeiros, Jarles Lopes de-
dc.contributor.authorJucá, Gisafran Nazareno Mota-
dc.date.accessioned2019-11-21T18:33:08Z-
dc.date.available2019-11-21T18:33:08Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Jarles Lopes de; JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota. O discurso docente diante da problemática da sexualidade na escola. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Pesquisa e Pós-graduação, 9).pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47881-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Cearápt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectDiscurso docentept_BR
dc.subjectRelações de gêneropt_BR
dc.titleO discurso docente diante da problemática da sexualidade na escolapt_BR
dc.typeResumopt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs questões referentes à sexualidade vêm sendo abordada ao longo do tempo de diferentes formas. Às vezes, tais questões são explícitas, enquanto outras o debate se realiza de forma velada. De acordo com Foucault (2011), historicamente a sexualidade está relacionada ao discurso dos sujeitos em diferentes momentos, com propósitos distintos, sempre permeada pela questão do poder. Abordar o tema na escola pressupões uma discussão transdisciplinar, onde professores e alunos são vistos como sujeitos sexuais dotados de subjetividade. Dessa forma, pesquisar temas relacionados à sexualidade e às discussões de gênero requer uma abordagem à sexualidade humana em sua dimensão mais ampla, essa concebida como fonte de prazer e constituinte das identidades. As sociedades ocidentais apresentam um modelo de gênero onde as representações do masculino e do feminino se encontram presas numa espécie de camisa de força, à qual compele os sujeitos a permanecerem dentro do padrão heterossexual, com características físicas, comportamentais e psicológicas ancoradas na imagem do homem e da mulher ideais. Qualquer tentativa de transpor essas fronteiras acarreta inúmeros prejuízos à vida social do sujeito, que acaba marginalizado por apresentar comportamentos tidos como fora do padrão. Essa concepção binária de gênero está disseminada e consolidada há séculos, sendo possível visualizar suas manifestações em diversos setores e instituições sociais. Dessa forma, qualquer assunto ou acontecimento que ocorra na sociedade diz respeito à educação, neste trabalho nos delimitaremos à educação escolar. Um dos objetivos deste estudo é suscitar reflexões a respeito de como a escola apresenta um reforço aos estereótipos de gênero, perpetuando condutas e práticas violentas em relação às mulheres, aos homens e às diversidades sexuais partindo do discurso docente. Trata-se de um recorte da pesquisa para dissertação do Mestrado em Educação da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
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