Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47835
Tipo: Capítulo de Livro
Título : A filosofia Sociopoética dos educadores sociais de rua, em Teresina/PI
Autor : Adad, Shara Jane Holanda Costa
Palabras clave : Pesquisa educacional;Educação para a Diversidade;Sociopoética
Fecha de publicación : 2006
Editorial : Edições UFC
Citación : ADAD, Shara Jane Holanda Costa. A filosofia Sociopoética dos educadores sociais de rua, em Teresina/PI. In: VASCONCELOS, José Gerardo; SOARES, Emanoel Luis Roque; CARNEIRO, Isabel Magda Said Pierre (orgs.). Entre Tantos: diversidade na pesquisa educacional. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2006. p. 39-49.
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo priorizo apresentar alguns aspectos de minha pesquisa de doutorado para ressaltar a importância da Sociopoética, enquanto método produtor de conhecimentos com o corpo todo e em grupo. Objetivo, portanto, apresentar, brevemente, a pesquisa com os educadores de rua (co-pesquisadores) para enfatizar os potenciais filosóficos produzidos na vivência com a técnica Histórias Bricoladas. [...] A Sociopoética é uma abordagem de pesquisa ou aprendizagem que destaca, simultaneamente, os seguintes princípios: a importância do corpo como fonte do conhecimento; a importância das culturas dominadas e de resistência,das categorias e dos conceitos que elas produzem; o papel dos sujeitos pesquisados como co-responsáveis pelos conhecimentos produzidos, co-pesquisadores; o papel da criatividade de tipo artístico no aprender, no conhecer e no pesquisar; a importância do sentido espiritual, humano, das formas e dos conteúdos no processo de construção dos saberes.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47835
ISBN : 85-7282-194-5
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2006_capliv_sjhcadad.pdf6,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.