Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47814
Tipo: Capítulo de Livro
Título: As tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Autor(es): Matos, Juliana Sara Costa
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - EJA;Meios de Ensino;Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC;Inclusão Digital
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Editora Pontes
Citação: MATOS, Juliana Sara Costa. As tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 254-266.
Resumo: Vivemos em um mundo formado por conceitos e ideias científicas e tecnológicas, com que estamos em contato a todo o momento de maneira muito intensa. Existe uma influência da tecnologia na vida dos seres humanos, possibilitando comunicação com o mundo todo e de forma rápida. Conforme Levy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo da informática. No mundo da educação tudo isso não é muito diferente e podemos presenciar a utilização de artefatos tecnológicos, precisamente os digitais. A escola está equipada com computadores, a maioria dos alunos com seus dispositivos móveis, porém o que precisamos saber é se esses recursos estão sendo utilizados de maneira pedagógica e trazendo contribuições para fins de aprendizagem educativa, como especificamente para o processo de letramento e alfabetização dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Na escola, disciplinas ministradas poderiam ter seus conteúdos com o apoio das tecnologias digitais, com metodologias pedagógicas apropriadas para esse público. Nessa perspectiva, nos focaremos em como vem acontecendo o processo de letramento digital, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), computadores e internet, por sujeitos envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47814
ISBN: 978-85-7113-967-1
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_jscmatos.pdf9,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.