Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47814
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, Juliana Sara Costa | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-20T11:23:56Z | - |
dc.date.available | 2019-11-20T11:23:56Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | MATOS, Juliana Sara Costa. As tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 254-266. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47814 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Editora Pontes | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Meios de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC | pt_BR |
dc.subject | Inclusão Digital | pt_BR |
dc.title | As tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA) | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Vivemos em um mundo formado por conceitos e ideias científicas e tecnológicas, com que estamos em contato a todo o momento de maneira muito intensa. Existe uma influência da tecnologia na vida dos seres humanos, possibilitando comunicação com o mundo todo e de forma rápida. Conforme Levy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo da informática. No mundo da educação tudo isso não é muito diferente e podemos presenciar a utilização de artefatos tecnológicos, precisamente os digitais. A escola está equipada com computadores, a maioria dos alunos com seus dispositivos móveis, porém o que precisamos saber é se esses recursos estão sendo utilizados de maneira pedagógica e trazendo contribuições para fins de aprendizagem educativa, como especificamente para o processo de letramento e alfabetização dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Na escola, disciplinas ministradas poderiam ter seus conteúdos com o apoio das tecnologias digitais, com metodologias pedagógicas apropriadas para esse público. Nessa perspectiva, nos focaremos em como vem acontecendo o processo de letramento digital, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), computadores e internet, por sujeitos envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FACED - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_jscmatos.pdf | 9,2 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.