Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47814
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, Juliana Sara Costa-
dc.date.accessioned2019-11-20T11:23:56Z-
dc.date.available2019-11-20T11:23:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationMATOS, Juliana Sara Costa. As tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 254-266.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47814-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos - EJApt_BR
dc.subjectMeios de Ensinopt_BR
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação - TICpt_BR
dc.subjectInclusão Digitalpt_BR
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA)pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrVivemos em um mundo formado por conceitos e ideias científicas e tecnológicas, com que estamos em contato a todo o momento de maneira muito intensa. Existe uma influência da tecnologia na vida dos seres humanos, possibilitando comunicação com o mundo todo e de forma rápida. Conforme Levy (1999), novas maneiras de pensar e de conviver estão sendo elaboradas no mundo da informática. No mundo da educação tudo isso não é muito diferente e podemos presenciar a utilização de artefatos tecnológicos, precisamente os digitais. A escola está equipada com computadores, a maioria dos alunos com seus dispositivos móveis, porém o que precisamos saber é se esses recursos estão sendo utilizados de maneira pedagógica e trazendo contribuições para fins de aprendizagem educativa, como especificamente para o processo de letramento e alfabetização dos alunos da Educação de Jovens e Adultos. Na escola, disciplinas ministradas poderiam ter seus conteúdos com o apoio das tecnologias digitais, com metodologias pedagógicas apropriadas para esse público. Nessa perspectiva, nos focaremos em como vem acontecendo o processo de letramento digital, por meio do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), computadores e internet, por sujeitos envolvidos com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).[...]pt_BR
Aparece nas coleções:FACED - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_jscmatos.pdf9,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.