Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796
Tipo: | Capítulo de Livro |
Título : | A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia |
Autor : | Brandão, Jorge Carvalho Magalhães, Elisângela Bezerra |
Palabras clave : | Processo de Ensino-Aprendizagem;Raciocínio Dedutivo;Aprendizagem Significativa;Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | BRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 208-221. |
Resumen en portugués brasileño: | No sistema escolar não é difícil encontrar professores que asseguram que a característica primordial no ensino da matemática é a capacidade do professor a respeito do conhecimento que o mesmo tem sobre a disciplina e de sua capacidade pedagógica, reduzida à habilidade de transmissão do conteúdo matemático, tida como um dom natural, porém essa desenvoltura do docente pode ser desenvolvida através da utilização de metodologias que favoreçam aos estudantes a oportunidade de vivenciar os conceitos através de exemplos que sejam significativos. Cotidianamente espera-se que o professor forneça uma nova roupagem ao ensino da Matemática, pondere em uma criação de um ambiente escolar onde a prática do questionamento seja encorajando ao estudante, possibilitando a oportunidade de todos proporem soluções, de exploração das possibilidades, o levantamento das hipóteses que justificam o seu entendimento, e enfatizam o avaliar e a explicação dos resultados obtidos. Na perspectiva do ensino da Matemática, a disciplina vai além de ser uma condição ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo do estudante, e simplesmente a resolução de problemas, a Matemática é essencial para fornecer ferramentas para o entendimento e a elaboração dos conceitos.[...] |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796 |
ISBN : | 978-85-7113-967-1 |
Aparece en las colecciones: | PPGEB - Capítulos de livro |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_jcbrandaoebmagalhaes.pdf | 9,47 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.