Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorMagalhães, Elisângela Bezerra-
dc.date.accessioned2019-11-18T19:52:02Z-
dc.date.available2019-11-18T19:52:02Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 208-221.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso de Ensino-Aprendizagempt_BR
dc.subjectRaciocínio Dedutivopt_BR
dc.subjectAprendizagem Significativapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - PCNpt_BR
dc.titleA atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenhariapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo sistema escolar não é difícil encontrar professores que asseguram que a característica primordial no ensino da matemática é a capacidade do professor a respeito do conhecimento que o mesmo tem sobre a disciplina e de sua capacidade pedagógica, reduzida à habilidade de transmissão do conteúdo matemático, tida como um dom natural, porém essa desenvoltura do docente pode ser desenvolvida através da utilização de metodologias que favoreçam aos estudantes a oportunidade de vivenciar os conceitos através de exemplos que sejam significativos. Cotidianamente espera-se que o professor forneça uma nova roupagem ao ensino da Matemática, pondere em uma criação de um ambiente escolar onde a prática do questionamento seja encorajando ao estudante, possibilitando a oportunidade de todos proporem soluções, de exploração das possibilidades, o levantamento das hipóteses que justificam o seu entendimento, e enfatizam o avaliar e a explicação dos resultados obtidos. Na perspectiva do ensino da Matemática, a disciplina vai além de ser uma condição ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo do estudante, e simplesmente a resolução de problemas, a Matemática é essencial para fornecer ferramentas para o entendimento e a elaboração dos conceitos.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_jcbrandaoebmagalhaes.pdf9,47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.