Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brandão, Jorge Carvalho | - |
dc.contributor.author | Magalhães, Elisângela Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2019-11-18T19:52:02Z | - |
dc.date.available | 2019-11-18T19:52:02Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.citation | BRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 208-221. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7113-967-1 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processo de Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Raciocínio Dedutivo | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Significativa | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN | pt_BR |
dc.title | A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | No sistema escolar não é difícil encontrar professores que asseguram que a característica primordial no ensino da matemática é a capacidade do professor a respeito do conhecimento que o mesmo tem sobre a disciplina e de sua capacidade pedagógica, reduzida à habilidade de transmissão do conteúdo matemático, tida como um dom natural, porém essa desenvoltura do docente pode ser desenvolvida através da utilização de metodologias que favoreçam aos estudantes a oportunidade de vivenciar os conceitos através de exemplos que sejam significativos. Cotidianamente espera-se que o professor forneça uma nova roupagem ao ensino da Matemática, pondere em uma criação de um ambiente escolar onde a prática do questionamento seja encorajando ao estudante, possibilitando a oportunidade de todos proporem soluções, de exploração das possibilidades, o levantamento das hipóteses que justificam o seu entendimento, e enfatizam o avaliar e a explicação dos resultados obtidos. Na perspectiva do ensino da Matemática, a disciplina vai além de ser uma condição ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo do estudante, e simplesmente a resolução de problemas, a Matemática é essencial para fornecer ferramentas para o entendimento e a elaboração dos conceitos.[...] | pt_BR |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_jcbrandaoebmagalhaes.pdf | 9,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.