Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796
Title in Portuguese: A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia
Author: Brandão, Jorge Carvalho
Magalhães, Elisângela Bezerra
Keywords: Processo de Ensino-Aprendizagem
Raciocínio Dedutivo
Aprendizagem Significativa
Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN
Issue Date: 2018
Citation: BRANDÃO, Jorge Carvalho; MAGALHÃES, Elisângela Bezerra. A atitude didática e as posturas docentes do professor de matemática nos cursos de engenharia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 208-221.
Abstract in Portuguese: No sistema escolar não é difícil encontrar professores que asseguram que a característica primordial no ensino da matemática é a capacidade do professor a respeito do conhecimento que o mesmo tem sobre a disciplina e de sua capacidade pedagógica, reduzida à habilidade de transmissão do conteúdo matemático, tida como um dom natural, porém essa desenvoltura do docente pode ser desenvolvida através da utilização de metodologias que favoreçam aos estudantes a oportunidade de vivenciar os conceitos através de exemplos que sejam significativos. Cotidianamente espera-se que o professor forneça uma nova roupagem ao ensino da Matemática, pondere em uma criação de um ambiente escolar onde a prática do questionamento seja encorajando ao estudante, possibilitando a oportunidade de todos proporem soluções, de exploração das possibilidades, o levantamento das hipóteses que justificam o seu entendimento, e enfatizam o avaliar e a explicação dos resultados obtidos. Na perspectiva do ensino da Matemática, a disciplina vai além de ser uma condição ao desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo do estudante, e simplesmente a resolução de problemas, a Matemática é essencial para fornecer ferramentas para o entendimento e a elaboração dos conceitos.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47796
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7113-967-1
Appears in Collections:PPGEB - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_capliv_jcbrandaoebmagalhaes.pdf9,47 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.