Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47795
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Os estudantes de pedagogia num processo de ressignificação das estruturas aditivas
Autor(es): Bezerra, Antonio Marcelo Araújo
Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Ensino de Matemática;Ensino Básico;Sequência Fedathi;Processos Pedagógicos
Data do documento: 2018
Citação: BEZERRA, Antonio Marcelo Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos. Os estudantes de pedagogia num processo de ressignificação das estruturas aditivas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 194-207.
Resumo: Na forma simplista, como partes dos docentes tem tratado das operações básicas no interior das salas de aula, é comum encontrarmos um conjunto de 'receitas' prontas para cada tipo de problemas a ser resolvido. Destacamos, no entanto, no conjunto destas reflexões, o entendimento do campo aditivo, em que o Campo Aditivo é definido como um conjunto de problemas e situações que envolvem soma ou subtração na sua resolução.(MORAIS et al, 2010, p. 2). Nesse sentido, Vergnaud (1985, p.5) afirma que não se trata de uma questão simples e de fácil resolução, pois a competência que consiste em encontrar sem errar as operações básicas é uma competência heterogênea que se analisa por meio de um grande número de competências distintas cuja a construção pelo aluno requer um período de tempo muito longo. Para uma melhor compreensão do que seriam as estruturas que envolvem o campo aditivo, a saber, as de composição, transformação e comparação, Magína et al (2001) melhor esclarece que (i) Composição: essa classe compreende as situações de parte e todo. Dessa forma, podem-se apresentar aos estudantes os valores de duas ou mais partes e perguntar sobre o valor do todo (classificado como um dos protótipos de problemas aditivos); (ii) Transformação: nessa classe de problemas a ideia temporal está sempre envolvida. Ela estabelece uma relação entre uma quantidade inicial e uma quantidade final; [iii) Comparação: nessa classe é possível comparar duas quantidades - denominadas referente e referido - existindo sempre uma relação entre elas. Se o problema oferecer uma das quantidades (referente) e a relação entre elas e perguntar sobre a outra quantidade (referido) têm-se um problema de 2.a extensão.[...]O cerne deste trabalho circunda em compreender como é construído pelos alunos do curso de Pedagogia os conceitos de composição, transformação e comparação de medidas oriundos das EA a partir da observação de problemas matemáticos envolvendo as operações de adição e subtração.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47795
ISBN: 978-85-7113-967-1
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_amabezerramjcsantos.pdf9,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.