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dc.contributor.authorBezerra, Antonio Marcelo Araújo-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2019-11-18T19:35:13Z-
dc.date.available2019-11-18T19:35:13Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBEZERRA, Antonio Marcelo Araújo; SANTOS, Maria José Costa dos. Os estudantes de pedagogia num processo de ressignificação das estruturas aditivas. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 194-207.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47795-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino Básicopt_BR
dc.subjectSequência Fedathipt_BR
dc.subjectProcessos Pedagógicospt_BR
dc.titleOs estudantes de pedagogia num processo de ressignificação das estruturas aditivaspt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrNa forma simplista, como partes dos docentes tem tratado das operações básicas no interior das salas de aula, é comum encontrarmos um conjunto de 'receitas' prontas para cada tipo de problemas a ser resolvido. Destacamos, no entanto, no conjunto destas reflexões, o entendimento do campo aditivo, em que o Campo Aditivo é definido como um conjunto de problemas e situações que envolvem soma ou subtração na sua resolução.(MORAIS et al, 2010, p. 2). Nesse sentido, Vergnaud (1985, p.5) afirma que não se trata de uma questão simples e de fácil resolução, pois a competência que consiste em encontrar sem errar as operações básicas é uma competência heterogênea que se analisa por meio de um grande número de competências distintas cuja a construção pelo aluno requer um período de tempo muito longo. Para uma melhor compreensão do que seriam as estruturas que envolvem o campo aditivo, a saber, as de composição, transformação e comparação, Magína et al (2001) melhor esclarece que (i) Composição: essa classe compreende as situações de parte e todo. Dessa forma, podem-se apresentar aos estudantes os valores de duas ou mais partes e perguntar sobre o valor do todo (classificado como um dos protótipos de problemas aditivos); (ii) Transformação: nessa classe de problemas a ideia temporal está sempre envolvida. Ela estabelece uma relação entre uma quantidade inicial e uma quantidade final; [iii) Comparação: nessa classe é possível comparar duas quantidades - denominadas referente e referido - existindo sempre uma relação entre elas. Se o problema oferecer uma das quantidades (referente) e a relação entre elas e perguntar sobre a outra quantidade (referido) têm-se um problema de 2.a extensão.[...]O cerne deste trabalho circunda em compreender como é construído pelos alunos do curso de Pedagogia os conceitos de composição, transformação e comparação de medidas oriundos das EA a partir da observação de problemas matemáticos envolvendo as operações de adição e subtração.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

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