Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794
Tipo: Capítulo de Livro
Título : Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia
Autor : Silva, Wardelane Holanda da
Tavares, Renato Vieira
Palabras clave : Pedagogia;Ensino de Matemática;Educação Básica;Qualidade do Ensino
Fecha de publicación : 2018
Editorial : Editora Pontes
Citación : SILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794
ISBN : 978-85-7113-967-1
Aparece en las colecciones: PPGEB - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_capliv_whsilvarvtavares.pdf10,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.