Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Wardelane Holanda da-
dc.contributor.authorTavares, Renato Vieira-
dc.date.accessioned2019-11-18T19:32:50Z-
dc.date.available2019-11-18T19:32:50Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationSILVA, Wardelane Holanda da; TAVARES, Renato Vieira. Os sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogia. In: SANTOS, Maria José Costa dos; VASCONCELOS, Francisco Herbert Lima; LIMA, Ivoneide Pinheiro de (orgs.). Tecendo redes de experiências cognitivas: reflexões entre a teoria e a prática. Campinas: Editora Pontes, 2018. p. 180-193.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7113-967-1-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/47794-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEditora Pontespt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectQualidade do Ensinopt_BR
dc.titleOs sistemas de numeração: reflexões a partir das aulas de ensino de matemática no Curso de Pedagogiapt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho é um relato de experiência vivenciado a partir da observação de algumas aulas sobre Sistemas de Numeração, na disciplina Ensino de Matemática, do Curso de Pedagogia, do semestre 2015.1, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Faz-se necessário, antes de introduzir-se efetivamente o conteúdo de Sistemas de Numeração, tratar-se sobre as dificuldades apresentadas pelos pedagogos durante as aulas ministradas pela docente da disciplina. Assim, dentre as dificuldades, percebeu-se o desconhecimento da relação entre base e agrupamento no que se refere aos sistemas. O processo de contagem se dava de forma aleatória, sem que o pedagogo, aluno da disciplina de Ensino de Matemática, percebesse que seria importante compreender a diferença e a relação entre medir e contar na composição de um sistema de numeração. (LIMA, 2007).[...]Compreendeu-se que, apesar de aparentemente ser um conteúdo (SN) que perpassa toda a educação básica, seus fundamentos não se consolidaram na etapa em que deveria. Com isso, pode-se inferir que os pedagogos que serão os professores da etapa inicial da educação básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental), têm fragilidades conceituais frente a esse conteúdo, e consequentemente, insegurança para proporcionar aos seus alunos uma transposição didática eficaz.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_whsilvarvtavares.pdf10,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.